Comunicação Corporativa

Turma 2025.1

Este é o site do curso Comunicação Corporativa, ESPM Rio, turma 2025.1.

Aqui, concentraremos o material de aula e referências para o curso. Este espaço não substitui o Canvas. Qualquer dúvida, entrem em contato por ele ou através do e-mail do professor.

Contrato Pedagógico


Aulas

Aula 1 - Introdução

Aula 2- Contexto

Aula 3- Reputação

Aula 4- Estratégia

Aula 5- Marcas

Aula 6- Comunicação Integrada

Aula 7- Governança Corporativa

Aula 8- Stakeholders

Aula 9- Marcas e sentido

Aula 10 - Cultura Organizacional

Aula 11 - Sustentabilidade

Aula 12 - Internet


Aula a aula

Dia Dia da Semana Tema Objetivo Leitura Prévia
04/Feb/25 Terça Apresentação da disciplina Apresentação dos módulos e contextualização do debate sobre a comunicação organizacional. Plano de aula.
05/Feb/25 Quarta Introdução – Comunicação Corporativa no Brasil Apresentar ao aluno o modo como o debate em torno da Comunicação Corporativa se constitui no Brasil
11/Feb/25 Terça O contexto socio-cultural-produtivo Demonstrar como as mudanças na sociedade impactam as organizações e, por consequência, a comunicação.
12/Feb/25 Quarta Conceitos centrais - identidade, imagem, reputação Demonstrar o quanto as mudanças referidas afetam as empresas no Brasil.
18/Feb/25 Terça Conceitos centrais - Comunicação estratégica Mostrar o papel da comunicação no processo de tomada de decisão das organizações O que é estratégia. Michael Porter (1996)
19/Feb/25 Quarta Conceitos centrais - Marcas Apresentar as primeiras definições de marca e seu papel na comunicação
25/Feb/25 Terça Preparação para debate
26/Feb/25 Quarta Debate falso
04/Mar/25 Terça Carnaval
05/Mar/25 Quarta Carnaval
11/Mar/25 Terça Primeiro debate
12/Mar/25 Quarta Comunicação integrada Demonstrar a correlação e dependência da eficácia de cada dimensão da comunicação corporativa.
18/Mar/25 Terça Conceitos centrais - governança corporativa O impacto da noção de governança na comunicação corporativa Governança Corporativa (Alexandre de Miceli, 2010) - Capítulo 2
19/Mar/25 Quarta Conceitos centrais - stakeholders Demonstrar a importância de ir além da noção de público alvo Stakeholder Theory of the Modern Corporation - R. Edward Freeman (1988)
25/Mar/25 Terça A centralidade da marca no ambiente produtivo contemporâneo – Novas maneiras de parceber as marcas no mercado Questionar o papel da comunicação nas estratégias corporativas e sua articulação com a gestão das marcas de uma empresa. Brands and Their Meaning Makers - Allen, Founier e Miller (2012)
26/Mar/25 Quarta Revisão, e tira-dúvidas
01/Apr/25 Terça Segundo debate
02/Apr/25 Quarta Unidade II – conceitos centrais: cultura organizacional Articular a dimensão cultural com as lógicas da comunicação corporativa em um mundo multicultural Etnografia e cultura organizacional (André Mascarenhas, 2002)
08/Apr/25 Terça Unidade II – conceitos centrais: Sustentabilidade Apresentar as questões relacionadas a RSE e sustentabilidade e a relação com o terceiro setor Estratégia e sociedade - Porter (2006)
09/Apr/25 Quarta Unidade II – conceitos centrais - Comunicação Digital Como as TICs influenciam a estratégias de comunicação Redes de indignação e de Esperança (Manuel Castells, 2013)- Introdução e Cap 1
15/Apr/25 Terça Unidade II – conceitos centrais - Comunicação Digital Como as TICs influenciam a estratégias de comunicação Redes de indignação e de Esperança (Manuel Castells, 2013)- Introdução e Cap 1
16/Apr/25 Quarta Unidade III – conceitos centrais - storytelling Analisar como as empresas constroem e trabalham sua biografia, através de histórias e mensagens corporativas. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding (Carlos Alberto Scollari, 2009)
22/Apr/25 Terça Ponte São Jorge - Não haverá aula
23/Apr/25 Quarta São Jorge - Não haverá aula
29/Apr/25 Terça Unidade II - TIC Como as TICs influenciam a estratégias de comunicação What Google Knows (Omar Tene, 2007) - Até página 20
30/Apr/25 Quarta Terceiro debate
06/May/25 Terça Unidade III – Comunicação corporativa: - comunicação interna Compreender como as empresas se relacionam com seus stakeholders prioritários. Comunicação Empresarial (Paul Argenti, 2014), Capítulo 7
07/May/25 Quarta Unidade III – relações públicas e assessoria de imprensa Compreender como as empresas se relacionam com seus stakeholders prioritários. Jornalismo Pós-Industrial (Anderson, Bell e Shirky, 2013) Introdução e seção 1
13/May/25 Terça Unidade III – Reputação e gestão de crise Compreender como as empresas se relacionam com seus stakeholders prioritários. The Devil Lies in Details (Christophe Roux-Dufort, 2009)
14/May/25 Quarta Revisão, e tira-dúvidas
20/May/25 Terça Quarto Debate
21/May/25 Quarta Revisão, e tira-dúvidas
27/May/25 Terça Revisão, e tira-dúvidas
28/May/25 Quarta Prova
03/Jun/25 Terça Prova Substitutiva

Avaliações

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Prova 30%