Gestão de Empresas de Mídia

Turma 2025.1

Este é o site do curso Gestão de Empresas de Mídia, ESPM Rio, turma 2025.1.

Aqui, concentraremos o material de aula e referências para o curso. Este espaço não substitui o Canvas. Qualquer dúvida, entrem em contato por ele ou através do e-mail do professor.


Aulas

Aula 0 - Introdução

Aula 1 - Paywalls

Aula 2 - Crowdfunding

Aula 3 - Buscar Audiência

Aula 4 - Jornalismo Independente

Aula 5 - Jornalismo e Tecnologia

Aula 6 - Jornalismo Hiperlocal

Aula 7 - Branded Content


Aula a aula

Dia Tema Objetivo Grupo
05/Feb/25 Apresentação do programa Apresentação das unidades programáticas e contextualização do debate sobre o jornalismo digital e os desafios de mercado
12/Feb/25 Os negócios do jornalismo Crise dos modelos tradicionais e o impacto da internet na distribuição e credibilidade das notícias. Mancini
19/Feb/25 Assinaturas digitais (paywall e afins) Como funcionam as diferentes estratégias de monetização, como freemium, hard paywall e membership, casos de sucesso e desafios enfrentados por veículos Heitor e Vitor Dau
26/Feb/25 Crowdfunding é a solução? O financiamento coletivo tem sido uma alternativa viável para projetos jornalísticos independentes. Como campanhas de crowdfunding são estruturadas, quais são as melhores práticas e as limitações desse modelo no longo prazo. Guaraná e Giovanna
05/Mar/25 Carnaval
12/Mar/25 Como alcançar leitores? Como conquistar e manter a audiência, estratégias de distribuição de conteúdo, SEO, redes sociais e outras ferramentas para ampliar o alcance das notícias. Fabiano e Sabrina
19/Mar/25 O jornalismo independente e sem fins lucrativos Como funcionam os modelos alternativos ao jornalismo comercial, seus desafios financeiros e o impacto de sua atuação no ecossistema midiático. Vitor César e Moll
26/Mar/25 Tecnologia e jornalismo Como a evolução tecnológica impacta diretamente o fazer jornalístico. Inteligência artificial, automação na produção de notícias, machine learning para investigações, etc. Duda e Melo
02/Apr/25 Jornalismo Hiperlocal Jornalismo hiperlocal, desafios de sustentabilidade e o papel desse modelo no fortalecimento da cidadania. Henrique e Moutinho
09/Apr/25 Produção de conteúdo para marcas O branded content tornou-se fonte importante de receita para veículos e jornalistas freelancers. Como equilibrar credibilidade e publicidade, além dos desafios éticos que envolvem a produção de conteúdo para marcas. Modesto e Julia
16/Apr/25 Eventos e marketing de experiência Como conferências, festivais e outras iniciativas podem fortalecer a marca jornalística e construir comunidades em torno da informação. Giovana
23/Apr/25 Tiradentes
30/Apr/25 Newsletters e jornalismo As newsletters se consolidaram como uma forma eficaz de distribuição de notícias e construção de relacionamento com o público. João Leite
07/May/25 Métricas e formas de medir impacto na internet Quais são as novas formas de medir impacto do jornalismo digital.
14/May/25 Jornalismo investigativo nas redações Como redações estruturam investigações, o papel dos vazamentos e bancos de dados, e como novas tecnologias têm impulsionado reportagens investigativas de grande impacto.
21/May/25 Orientação trabalhos finais
28/May/25 Orientação trabalhos finais
04/Jun/25 Entrega relatório final

Avaliações

Avaliações %
Seminários 20%
Resenhas 40%
Artigo 40%