class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 17 - Gestão de Crises ] .subtitle[ ## Comunicação Corporativa ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2023 ] --- # Relembrando Reputação + Reputação = imagem ao longo do tempo + Capital de reputação + Facilita ou dificulta os relacionamentos + Licença para operar + Protege as organizações ou as torna mais vulneráveis --- # Marcas e Organizações + O relacionamento com as organizações se origina em promessas, concentradas nos valores e no posicionamento + Cada contato é uma oportunidade para reafirmar essas promessas e renovar a licença para operar .center[  ] --- background-image: url("https://s2.glbimg.com/zmAeGJux2S5metAff4oyK1z1bes=/0x0:1700x1133/984x0/smart/filters:strip_icc()/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/11/29/acidente.jpg") background-position: center background-size: cover --- # O que é Crise? + Há diversas definições, que variam de acordo com o campo de estudos + Em comunicação, é todo momento especial de exposição, durante o qual a natureza e os valores da empresa estão em questão + Coloca em questão o relacionamento entre públicos e marcas + O resultado é a transformação das percepções dos públicos e das maneiras de operar das empresas --- class: inverse # Caso Zara .center[  ] --- class: inverse # Caso Zara .center[  ] --- class: inverse # Caso Zara .center[  ] > “Na sexta, dia 19, as ações da Inditex, controladora da marca, encerraram o pregão na bolsa de Madri em queda de 4%. O papel, até então considerado atraente por fundos interessados em empresas com imagem social positiva, havia perdido boa parte de seu charme.” --- class: inverse # Ciclo da Ignorância Gerencial .center[  ] .footnote[ [*] Roux-Dufort, Christophe (2009). _The Devil Lies in Details! How Crises Build up Within Organizations._ ] --- class: inverse # Crise Americanas <br> .center[  ] ??? - 20 bi de rombo conabil que viraram quase 50 em dividas - acionistas colocaram 10 bi - renegociacao com bancas e credores - contaminacao em poutras empresas do grupo e do setor --- # Comunicação de Crises + Durante a crise – serve para diminuir o impacto, mas nem sempre é suficiente + Antes – tentar prever, evitar questões sensíveis se preparar para as crises + Depois – aprender com os acontecimentos e se preparar para as próximas --- # Ferramentas + Células de crise + Manuais de gestão de crise + Matrizes de tomada de decisão + Simulados + Situation Rooms