class: center, middle, title-slide # Aula 4 - Comunicação Estratégica ### Leonardo Mancini ### 2022 --- # Estratégia + Estratos – camada, fileiras, exército + Egos – general + Estratégia – a arte de conduzir, de estabelecer o caminho para a vitória + Estratégia corporativa + Organização dos recursos de uma empresa de forma a atingir os objetivos da empresa --- # Posicionamento Estratégico + Porter: Conjunto de atividades únicas que dão vantagem competitiva + Maneiras de agir, diferentes - únicas + Não é sinônimo de Eficácia Operacional – efetuar atividades similares aos concorrentes melhor + É fazer de maneira diferente, outros usos dos recursos, de maneira mais eficiente .footnote[ [*] PORTER, Michael E. _What is strategy_. 1996. ] --- # Fontes do posicionamento + __Variety-based__ – cadeia de valor única, com diferenciação forte em suas atividades (Jiffy Lube) + __Needs-based__ – ser o melhor no desempenho de atividades focadas em necessidades de grupos específicos (Ikea) + __Access-Based__ – diferentes maneiras de acesso aos clientes ou dos clientes (Carmike Cinemas) --- # Estratégia de Negócio e Estratégia de Comunicação + Ter um posicionamento de negócio bem definido não é suficiente + Pode ser copiado; + Pode não ser reconhecido pelo mercado; + Risco das mudanças externas + Necessário ficar atento aos cenários e reposicionar, se for preciso + O posicionamento escolhido influencia diretamente o comportamento da empresa --- # Posicionamento e comunicação + Posicionamento para a comunicação: > _“Ato de planejar a imagem da empresa de modo que ela ocupe um lugar distintivo e valorizado na mente dos públicos”_ + Esforço de diferenciação e distinção – para a comunicação, reflexo nas percepções dos públicos + Reflexo de missão, visão, valores --- # Comunicação Estratégica + Comunicação a serviço dos objetivos estratégicos (percepção, faturamento, relacionamento, etc.) + Coloca o comunicador no centro das esferas de decisão + Delega funções táticas e operacionais + Elo forte entre __Posicionamento__ e __Comunicação__ + Construção de longo prazo --- #Strategic Intent + Foco único e intenso – desejo mobilizador que motiva a organização por décadas + Na maior parte das vezes, o planejamento estratégico olha os problemas do presente e esquece o futuro + Nele, se estabelece um objetivo de longo prazo, inatingível com os recursos presentes, mas que orienta todos os esforços + Canon x Xerox / Honda x American Motors + Comunicação ajuda a reforçar a urgência e a mobilização em torno desse objetivo .footnote[ [*] HAMEL, Gary; PRAHALAD, Coimbatore K. __Strategic intent__. Harvard business review, v. 83, n. 7, p. 148-161, 2005. ] --- # O desafio dos serviços de comunicação + Vivem um redefinição no modelo de negócio + Publicidade vivia de venda de mídia – internet e multiplicação de mensagens publicitárias + Assessoria de Imprensa perde importância com a diminuição dos veículos + Afastados dos negócios e dos públicos das empresas + O planejamento de marca, a estratégia, está na mão do cliente + Se antes eram inovadoras, agora têm dificuldade em apresentar diferenciação --- <!-- --- --> <!-- class: inverse, middle, center --> <!-- <video src="./videos/coquinho.mp4" width="600" controls> --> <!-- </video> -->