Planejamento de Comunicação

Turma 2024.2

Este é o site do curso Planejamento de Comunicação, ESPM Rio, turma 2024.2.

Aqui, concentraremos o material de aula e referências para o curso. Este espaço não substitui o Canvas. Qualquer dúvida, entrem em contato por ele ou através do e-mail do professor.

Contrato Pedagógico


Aulas

Aula 1 - Introdução

Aula 2 - Introdução ao Planejamento

Aula 3 - Princípios de Planejamento

Aula 4 - Análise do Levantamento de Informações

Aula 5 - Levantamento de Informações e objetivos

Aula 6- Diagnóstico

Aula 7 - Estratégia - Objetivos e Públicos


Aula a Aula

Dia Tema Objetivo
07/Aug Apresentação e revisão
14/Aug Revisão Comunicaão Corporativa Revisar conceitos de Comunicação Corporativa Mostrar Comunicação como meio de relacionamento e criação de valor de marca Mostrar a reputação e a marca no centro do processo de comunicação
21/Aug Introdução ao planejamento Apresentar a lógica de planejamento Mostrar os elementos constitutivos do plano Fazer a ponte entre marketing e comunicação
28/Aug O plano estratégico de comunicação Apresentar o plano de comunicação orientado para a construção de marcas Discutir o papel das pesquisas e da cultura no planejamento Diagnóstico de marca e posicionamento Estudo de caso - posicionamento de marca
04/Sep Do plano de marketing ao plano de comunicação Mostrar a importância do Levantamento de Informações orientado para a comunicação Apresentar como analisar ferramentas de diagnóstico de marketing aos olhos da marca Refletir sobre como os objetivos de marketing tem reflexos na percepção dos públicos Estudo de caso - Análise de Levantamento de Informação
11/Sep O plano estratégico de comunicação II Conceituar estratégia de comunicação Entender a diferença entre os níveis estratégico e tático Mostrar o alcance dos planos de comunicação
18/Sep Comunicação Integrada Revisar os conceitos de composto de comunicação Mostrar o papel estratégico da definição do composto e relação com o plano de comunicação
25/Sep Eixo Conceitual e as marcas Apresentar o eixo conceitual Mostrar sua relacão com as marcas e com o conceito criativo
02/Oct Fases do Plano de Comunicação Apresentar o conceito de fases Fazer a ligação com os objetivos de comunicação, com os objetivos secundários e com as campanhas
09/Oct Plano tático de Comunicação Revisar o conceito de campanhas de comunicação Mostar a ligação com os objetivos e fases do plano Mostrar a importância da integração das campanhas para a estratégia de comunicação Apresentação do Roteiro do Trabalho Final
16/Oct Ferramentas de Comunicação e campanhas / Análise de Resultados Apresentar as ferramentas de comunicação e suas articulações com as campanhas Integração com o plano Critérios de mensuração de resultados Papel da mensuração no plano Alinhamento de métricas com os objetivos de comunicação, das fases e das campanhas Orientação para o trabalho final
23/Oct Planejamento de Assessoria de Imprensa Apresentar as ferramentas de comunicação e suas articulações com as campanhas Exercício campanhas
30/Oct Orientação
06/Nov Orientação
13/Nov Orientação
20/Nov Consciência Negra
27/Nov Orientação
04/Dec Orientação
11/Dec Entrega Trabalho Final
Avaliações %
Exercícios 60%
Trab. Final 40%
Note:
Teremos atividades práticas em quase todas as aulas <br> e cada atividade contribui para a nota de exercícios.