Comunicação Corporativa

Turma 2024.2

Este é o site do curso Comunicação Corporativa, ESPM Rio, turma 2024.2.

Aqui, concentraremos o material de aula e referências para o curso. Este espaço não substitui o Canvas. Qualquer dúvida, entrem em contato por ele ou através do e-mail do professor.

Contrato Pedagógico


Aulas

Aula 1 - Introdução

–>


Aula a aula

Dia Dia da Semana Tema Objetivo Leitura Prévia
06/Feb/24 Terça Apresentação da disciplina Apresentação dos módulos e contextualização do debate sobre a comunicação organizacional. Plano de aula.
07/Feb/24 Quarta Introdução – Comunicação Corporativa no Brasil Apresentar ao aluno o modo como o debate em torno da Comunicação Corporativa se constitui no Brasil
13/Feb/24 Terça Carnaval (Ponte) - Não haverá aulas
14/Feb/24 Quarta Quarta-feira de cinzas - Não haverá aula
20/Feb/24 Terça O contexto socio-cultural-produtivo Demonstrar como as mudanças na sociedade impactam as organizações e, por consequência, a comunicação.
21/Feb/24 Quarta Conceitos centrais - identidade, imagem, reputação Demonstrar o quanto as mudanças referidas afetam as empresas no Brasil.
27/Feb/24 Terça Conceitos centrais - Comunicação estratégica Mostrar o papel da comunicação no processo de tomada de decisão das organizações O que é estratégia. Michael Porter (1996)
28/Feb/24 Quarta Conceitos centrais - Marcas Apresentar as primeiras definições de marca e seu papel na comunicação
05/Mar/24 Terça Preparação para debate
06/Mar/24 Quarta Debate falso
12/Mar/24 Terça Primeiro debate
13/Mar/24 Quarta Comunicação integrada Demonstrar a correlação e dependência da eficácia de cada dimensão da comunicação corporativa.
19/Mar/24 Terça Conceitos centrais - governança corporativa O impacto da noção de governança na comunicação corporativa Governança Corporativa (Alexandre de Miceli, 2010) - Capítulo 2
20/Mar/24 Quarta Conceitos centrais - stakeholders Demonstrar a importância de ir além da noção de público alvo Stakeholder Theory of the Modern Corporation - R. Edward Freeman (1988)
26/Mar/24 Terça A centralidade da marca no ambiente produtivo contemporâneo – Novas maneiras de parceber as marcas no mercado Questionar o papel da comunicação nas estratégias corporativas e sua articulação com a gestão das marcas de uma empresa. Brands and Their Meaning Makers - Allen, Founier e Miller (2012)
27/Mar/24 Quarta Revisão, e tira-dúvidas
02/Apr/24 Terça Segundo debate
03/Apr/24 Quarta Unidade II – conceitos centrais: cultura organizacional Articular a dimensão cultural com as lógicas da comunicação corporativa em um mundo multicultural Etnografia e cultura organizacional (André Mascarenhas, 2002)
09/Apr/24 Terça Simulados e Integrativa
10/Apr/24 Quarta Simulados e Integrativa
16/Apr/24 Terça Unidade II – conceitos centrais: Sustentabilidade Apresentar as questões relacionadas a RSE e sustentabilidade e a relação com o terceiro setor Estratégia e sociedade - Porter (2006)
17/Apr/24 Quarta Unidade II – conceitos centrais - Comunicação Digital Como as TICs influenciam a estratégias de comunicação Redes de indignação e de Esperança (Manuel Castells, 2013)- Introdução e Cap 1
23/Apr/24 Terça São Jorge: Não haverá aula
24/Apr/24 Quarta Unidade II – conceitos centrais - Comunicação Digital Como as TICs influenciam a estratégias de comunicação Redes de indignação e de Esperança (Manuel Castells, 2013)- Introdução e Cap 1
30/Apr/24 Terça Unidade III – conceitos centrais - storytelling Analisar como as empresas constroem e trabalham sua biografia, através de histórias e mensagens corporativas. Transmedia Storytelling: Implicit Consumers, Narrative Worlds, and Branding (Carlos Alberto Scollari, 2009)
01/May/24 Quarta Dia do Trabalho - Não haverá aulas
07/May/24 Terça Unidade II - TIC Como as TICs influenciam a estratégias de comunicação What Google Knows (Omar Tene, 2007) - Até página 20
08/May/24 Quarta Terceiro debate
14/May/24 Terça Unidade III – Comunicação corporativa: - comunicação interna Compreender como as empresas se relacionam com seus stakeholders prioritários. Comunicação Empresarial (Paul Argenti, 2014), Capítulo 7
15/May/24 Quarta Unidade III – relações públicas e assessoria de imprensa Compreender como as empresas se relacionam com seus stakeholders prioritários. Jornalismo Pós-Industrial (Anderson, Bell e Shirky, 2013) Introdução e seção 1
21/May/24 Terça Unidade III – Reputação e gestão de crise Compreender como as empresas se relacionam com seus stakeholders prioritários. The Devil Lies in Details (Christophe Roux-Dufort, 2009)
22/May/24 Quarta Quarto Debate
28/May/24 Terça Revisão
29/May/24 Quarta Prova
04/Jun/24 Terça Prova Substitutiva

Avaliações

Avaliações %
Debates 40%
Textos 30%
Prova 30%