class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 7 - Estratégia de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2022 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> --- class: inverse # Planejamento .center[  ] --- # Os três níveis + **Estratégico**: + Objetivos de comunicação (Primário e secundários) + Expectativas com relação aos públicos + Eixo conceitual da marca + Estratégia de Comunicação Integrada + Recursos (abrangência geográfica, período e orçamento) + Fases do plano + **Tático**: + Definição de campanhas e ações + Seleção das ferramentas de comunicação + Planejamento criativo (conceitos e estratégias de criação) + Plano de produção de conteúdo e plano de mídia + Definição de métricas + **Operacional**: + Produção de ferramentas, ações e peças + Mensuração de resultados ??? - Estratégico: refere-se ao planejamento de longo prazo, às linhas mestras que orientarão os esforços de comunicação - Tático: ações de médio e mais curto prazos, reflexão a respeito das ferramentas e meios de comunicação a ser utilizados - Operacional: realização do plano: --- # Estratégia de Comunicação + Objetivos de longo prazo + Descrição de quais elementos comporão as marcas e as percepções a serem construídas nos públicos de interesse + Sempre com base nos diagnósticos e nos objetivos do negócio --- # Objetivos de Comunicação + Onde queremos chegar com nosso plano + No nível estratégico, relacionado ao posicionamento de marca + Foco em construir ideias, estimular comportamentos + Construído a partir do diagnóstico de comunicação + Temos problemas de comunicação com o público X? + E com quem mais? + Temos alguma oportunidade para aproveitar junto ao público X? + Quais problemas o desequilíbrio entre posicionamento, imagem e reputação está causando? --- # Objetivos de Comunicação + Objetivo principal: aquele que ajuda a resolver as principais questões identificadas no diagnóstico + Objetivos secundários: objetivos parciais, que ajudam a atingir o objetivo principal --- # Expectativas com relação aos públicos + No levantamento de informações, é necessário um esforço de identificação; mapeamento dos _stakeholders_. Há diversas metodologias para isso. + No planejamento estratégico, é preciso identificar em que ponto estamos e onde devemos atingir, ou seja, o que os públicos pensam a respeito da marca e como devem se comportar ao final do plano. --- # Mapeamento de _Stakeholders_ + Modelo PLU [(Mitchel, Agle e Wood, 1997)](https://www.jstor.org/stable/259247?origin=crossref&seq=1#metadata_info_tab_contents) + __Poder__: capacidade do _stakeholder_ influenciar outro a realizar algo que não aconteceria de outra maneira + __Legitimidade__: autoridade ou legitimidade do uso deste poder. Dependendo das normas, dos valores, das crenças e das definições, determinada ação pode ser considerada apropriada ou não. + __Urgência__: pressão, contexto ou situação que exige uma resposta imediata da organização. + Pode ser uma questão _time sensitive_, ou seja, o tempo de resposta é fundamental + Criticalidade: a importância da demana ou do relacionamento com o _stakeholder_. --- # Mapeamento de _Stakeholders_ + Modelo PLU [(Mitchel, Agle e Wood, 1997)](https://www.jstor.org/stable/259247?origin=crossref&seq=1#metadata_info_tab_contents) .center[  ] --- # Mapeamento de _Stakeholders_ + Modelo PLU [(Mitchel, Agle e Wood, 1997)](https://www.jstor.org/stable/259247?origin=crossref&seq=1#metadata_info_tab_contents) .center[  ] --- # Mapeamento de _Stakeholders_ + __Padrão AA1000__ - [Versão 2015](https://www.accountability.org/standards/) .center[ ] --- # Mapeamento de _Stakeholders_ + __Padrão AA1000__ - [Versão 2015](https://www.accountability.org/standards/) .center[ ] --- # Mapeamento de _Stakeholders_ + __Padrão AA1000__ - [Versão 2015](https://www.accountability.org/standards/) .center[ ] --- #No planejamento de Comunicação + Necessidade de traduzir valores, sentidos e objetivos para cada público + Quais são os _stakeholders_ relevantes? + Como cada um dele percebe a marca? + O que eu espero conseguir com cada um no que diz respeito ao plano de comunicação? --- class: inverse # Exercício + Mapear _stakeholders_ + Definir públicos atingidos pelo plano + Definir objetivos estratégicos para cada um deles