class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 3 - Introdução ao Planejamento - II ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- class: inverse # Lógica do planejamento  --- background-image: url("./imagens/capitao-nascimento.jpg") background-position: center background-size: cover class: inverse # Ponto de partida: **Planejamento de marketing** + Situar uma organização com relação ao seu mercado + Analisar problemas específicos de operação <br> e posicionamento + Produto, Preço, Distribuição, etc... + Orientar a organização de forma a atender às <br> necessidades e desejos de um mercado --- # Exemplos de objetivos de marketing + Apresentar um Produto ou Serviço + Nova Versão do Produto + Nova Linha de Produto + Conquistar Novos Consumidores + Ampliar o Segmento de Mercado + Aumentar o Market Share + Expandir a Distribuição + Reposicionar o Preço + Aumentar as Vendas + Entrar em novos mercados + Fidelizar clientes + Aumentar faturamento São necessidades de negócio em que a comunicação tem um papel fundamental --- # Planejamento de Comunicação + Cria novas percepções + Reforça atributos + Estimula comportamentos + Diminui a distância entre imagem e identidade + Estabelece laços e vínculos emocionais com os stakeholders + Desperta uma percepção que favorece um determinado retorno desejado --- # Exemplos + Ser conhecido como a mais importante escola de jornalismo do Rio de Janeiro + Ressaltar o caráter inovador de determinado produto/serviço + Reafirmar determinadas posições sociais, políticas ou econômicas + Fazer com que um negócio seja percebido como a melhor solução para um problema + Estimular comportamentos em grupos específicos --- # Fiat - Copa das Confederações <video controls> <source src="./videos/fiat_vemprarua.mp4" type="video/mp4"> Your browser does not support the video tag. </video> [Link](./videos/fiat_vemprarua.mp4) --- # Fiat - VemPraRua <video controls> <source src="./videos/fiat_vemprarua2.mp4" type="video/mp4"> Your browser does not support the video tag. </video> [Link](./videos/fiat_vemprarua2.mp4) --- # Marketing e Comunicação + Não existe plano de comunicação sem o plano de marketing + É preciso compreender o contexto da organização + Com quem falar? + Quando? + Porquê? + Onde? + Em que plataforma? + Quais as questões mais sensíveis? + Quais mensagens são estratégicas? --- # Marketing e Comunicação + Marketing nos dá os elementos para o posicionamento + Elementos distintivos que dão vantagem competitiva + Reduzem o risco para os consumidores + Aumentam o valor para as empresas .center[  ] --- # Marketing e Comunicação + Não existe resultado em marketing sem comunicação + Posicionamento de comunicação: + é o significado pretendido de uma marca na mente dos _stakeholders_ + Não se limita à relação mercadológica + Lembrem-se do Porter (1996) e as críticas ao posicionamento... .center[  ] --- # Marketing e Comunicação + Os planos andam lado a lado + São complementares + Servem de subsídio um para o outro --- # Exercício rápido .center[  ] Imaginem que sua empresa tem um novo amaciante e precisa desenvolver um plano de comunicação. --- # Exercício rápido + Características deste amaciante? + Desenvolvido com substância que elimina virus e protege o tecido por mais tempo? + Específico para linho? + Objetivos de marketing: + Atingir 10% do target em 1 ano + Disponibilizar o produto em lojas especializadas + + Objetivos de comunicação: + +