class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 4 - Etapas de planejamento ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- class: inverse # Planejamento .center[  ] --- # Primeiro: compreender o contexto <small> Fazer uma análise do ambiente de negócios é importante para situar a empresa em relação a seus concorrentes e observar os movimentos do mercado. Variáveis importantes (Kunsch, 2016, Câmara, 2020) - Econômicas: ligadas mais à macroeconomia, como o dólar e as taxas do PIB, de juros e da inflação, por exemplo. Para o contexto regional, é importante atentar-se à economia local e como esses aspectos maiores acabam interferindo na realidade em que a empresa está inserida, considerando o poder aquisitivo e outras características dos seus clientes. - Políticas: em todas as esferas, envolvendo partidos políticos e poderes públicos. Essa variável afeta mais as organizações do setor público, mas mesmo as do setor privado devem estar sintonizadas com o clima político, buscando compreender como ele pode interferir em seu negócio, principalmente no âmbito local. </small> --- # Primeiro: compreender o contexto <small> - Sociais: esta variável se refere à situação socioeconômica da população e envolve movimentos sociais, emprego, cidadania, entre outras áreas. Atualmente é importante avaliar como a empresa se posiciona acerca de questões sociais – que têm ganhado força com as redes sociais –, minoritárias e humanitárias, caso haja relação desses temas com a empresa. - Culturais: muito próxima do item anterior é a questão cultural em relação ao meio no qual a empresa está inserida: nível de escolaridade, entretenimento, diversidades na sociedade e linguagem regional, por exemplo. Nesse caso, deve-se atentar para a cultura local e compreender seus costumes, a fim de a organização alinhe seus interesses e identidade à população mais próxima a ela. (Cont.) - Legais: referem-se às leis que regulamentam as áreas, principalmente as que envolvem a empresa. - Tecnológicas: em uma sociedade tecnológica como a nossa, esse item é fundamental. Ele aborda a informatização da sociedade, com a troca de informações, inovações tecnológicas, impactos causados pelas novas tecnologias e como tudo isso dialoga com o negócio. </small> --- # Primeiro: compreender o contexto <small> - Demográficas: essa variável se refere ao crescimento da população, à densidade populacional e à faixa etária predominante na localidade em que a empresa está instalada. Esse fator é importante para conhecer alguns aspectos gerais do público-alvo, a fim de se adaptar a usabilidade do produto, a linguagem de comunicação, entre outros aspectos que variam de acordo com a faixa etária, por exemplo. - Ecológicas: são as condições ambientais, o desenvolvimento ecológico relacionado à localidade e como a empresa pode atuar nesse sentido, com respeito e cuidado ao meio ambiente. Câmara, Marco Túlio. Planejamento integrado de comunicação (Série Universitária) (p. 27). Editora Senac São Paulo. Edição do Kindle. </small> --- # Primeiro: compreender o contexto Especificamente em relação à comunicação, é importante compreender : **Comunicação** + Percepção dos stakeholders + Posicionamento de marca + Imagem x Identidade + Papel da marca / produto / serviço no cotidiano + Ferramentas de comunicação utilizadas + Imagem e ferramentas dos concorrentes + Efetividade e resultados atuais --- class: inverse, middle, center # Exercício --- # Planejamento de comunicação + Identifique os públicos de relacionamento prioritários e seu grau de interesse + Defina objetivos de marketing + Defina objetivos de comunicação