class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 6 - Comunicação Estratégica e Posicionamento ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2023 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> --- class: inverse # Planejamento .center[  ] --- # Relembrando **Estratégia** + Conjunto de atividades únicas que dão vantagem competitiva **Comunicação Estratégica** + Comunicação a serviço dos objetivos estratégicos (percepção, faturamento, relacionamento, etc.) + Coloca o comunicador no centro das esferas de decisão **Posicionamento de marca** + Ato de planejar a imagem da empresa de modo que ela ocupe um lugar distintivo e valorizado + Construído a partir do posicionamento da organização ??? + Leva em consideração segmento de mercado, atributos, diferenciais, benefícios... + Esforço de diferenciação e distinção + Diz respeito à percepção dos públicos --- class: inverse, middle, center # Ferramentas de diagnóstico e tomada de decisão --- # Diagnóstico + Análise crítica do levantamento de informações + Definição do caminho que deve ser percorrido para que se chegue a um “estágio ideal” + Problematização das questões de mercado e de comunicação + Identificação e levantamento dos recursos .footnote[ Câmara, Marco Túlio. Planejamento integrado de comunicação (Série Universitária) (p. 33). Editora Senac São Paulo. Edição do Kindle. ] --- # Mapa de posicionamento <a href:"https://www.researchgate.net/profile/Jersone-Tasso-Silva/publication/279501966/figure/fig3/AS:647942478233606@1531492933291/Figura-4-Mapa-perceptual-de-fatores-considerados-na-escolha-dos-prospectslocalizacao-e.png"> .center[  ] </a> ??? Pode ser utilizado com atributos de comunicação ou não --- # Estratégia de Preço .center[  ] Fonte: Kotler(2000) apud [Laurentis et al. (2016)](https://www.scielo.br/j/read/a/yLPZMqJwFJMR7PfLjYZKk5t/abstract/?lang=pt) --- # Elementos do posicionamento de marca Para a comunicação, importa: + Missão, visão e valores + Aspectos visuais + Aspectos simbólicos + Tradução da marca para os diversos públicos, dimensões do guarda-chuva institucional ??? Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). No campo da comunicação, a ideia de posicionamento está ligada ao destaque da marca, ou seja, na prática, quais estratégias devem ser construídas para que o produto/serviço da sua empresa pareça único, destacando-se entre tantas alternativas no mercado. O ideal é que esse posicionamento esteja claro não só entre o público, mas também internamente na empresa, orientando todas as tomadas de decisões (KOTLER; KELLER, 2012). Câmara, Marco Túlio. Planejamento integrado de comunicação (Série Universitária) (p. 33). Editora Senac São Paulo. Edição do Kindle. Marketing vai se preocupar ainda com atributos, benefícios, etc... --- # Comunicação Integrada .center[  ] + Orientação de construção de marca em seus múltiplos contatos + Concentra o planejamento de todos os contatos dos públicos de interesse com a organização ??? Essas estratégias de posicionamento são focadas na comunicação de marketing. Já na comunicação institucional, tais aspectos devem ser levados em conta considerando a missão, os valores e os objetivos da organização. Ou seja, a instituição deve fortalecer-se tanto interna quanto externamente, alinhada ao que foi definido como missão e reconhecendo outras empresas similares. As estratégias feitas devem estar em sintonia com os valores institucionais, fortalecendo sua identidade e gerando relações de proximidade no mercado e identificação dos colaboradores. Câmara, Marco Túlio. Planejamento integrado de comunicação (Série Universitária) (p. 34). Editora Senac São Paulo. Edição do Kindle. --- # Auditoria de imagem Estudo a respeito da reputação de uma organização. Podem ser analisadas diversas dimensões da reputação, concentrando-se nos _stakeholders_ mais importantes: - Percepção financeira (investidores, comportamento na bolsa, resultados) - Percepção interna (clima, relação com gestores, aspectos operacionais) - Percepção institucional (mídias, sustentabilidade, comunidades/aspectos sociais) - Percepção mercadológica/comercial (produtos, serviços, pós-venda, atendimento) --- # Análise SWOT Conclusão do diagnóstico .center[  ] .footnote[ [*] Câmara, Marco Túlio. Planejamento integrado de comunicação. 2020 ] ??? Em decorrência de suas características, a análise SWOT deve ser feita após a análise do ambiente de negócios, a fim de identificar as oportunidades e ameaças que o mercado oferece, no contexto em que está inserido, e de observar as reações externas que são inerentes à empresa. Câmara, Marco Túlio. Planejamento integrado de comunicação (Série Universitária) (p. 36). Editora Senac São Paulo. Edição do Kindle. <!-- --- --> <!-- # Exercício --> <!-- + O levantamento está coerente com o contexto? --> <!-- + Foi exaustivo ou falta informação? --> <!-- + Há pesquisa? O que podemos inferir a partir dela? --> <!-- + Os aspectos de comunicação foram devidamente considerados? --> <!-- + O diagnóstico de marketing é coerente? --> <!-- + Principais desafios no desenvolvimento do plano? --> <!-- --- --> <!-- # Exemplo: Volvo --> <!-- Posicionamento de mercado: --> <!-- + target: famílias de alta renda, preocupadas com segurança --> <!-- + produtos: automóveis --> <!-- + proposta de valor: automóveis espaçosos, duráveis, potentes, com baixo impacto ambiental e seguros --> <!-- + preço: premium (alto valor, alta qualidade) --> <!-- --- --> <!-- # Exemplo: Volvo --> <!-- **Missão:** "Assumimos como missão tornar a vida mais fácil, melhor e mais segura para todos." --> <!-- **Visão** "Queremos desestabilizar a indústria automotiva e ser líderes em segurança, sustentabilidade e negócios online, além de definir um novo padrão global para as pessoas." - (até 2025) --> <!-- .center[ --> <!--  --> <!-- ] --> <!-- Fonte: https://www.volvocars.com/br/v/discover --> <!-- ??? --> <!-- Missão: É o propósito de a empresa existir. É sua razão de ser. Visão: É a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo). -->