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Aula 2 - Introdução ao Planejamento

Leonardo Mancini

2024

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Comunicação Corporativa

“Estrategicamente orientada pela gestão da marca e operacionalmente voltada para a otimização de todos os pontos e oportunidades de contato entre a marca e públicos de interesses (aqui incluídos os consumidores), fundando relacionamentos no interior dos quais ocorrerão as vendas.”

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Marcas

  • Nascem como como forma de identificação de propriedade e selo de origem dos produtos

  • “Brandr”, ato de queimar com marcações em ferro quente o gado

  • Posteriormente, diferenciação da concorrência e proteção de propriedade intelectual – mestres ferreiros

  • Na rev. industrial, passa a ter ordenamento jurídico e econômico – busca pela notoriedade

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Marcas

  • Marca – adensamento de sentido; forte poder expressivo e de atração.
  • Meio de expressão social e cultural
  • “A marca é um nome ou símbolo que se conecta emocionalmente com o consumidor, transcendendo aspectos objetivos e atingindo aspectos subjetivos”
  • Não se refere necessariamente à logo
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Marcas e Consumo

  • Insere-se em uma série de rituais de inclusão e exclusão social

  • Não é imposto, é parte de um modo de vida

  • Marcas / bens: comunicam, criam identidade e estabelecem relações

  • Indivíduos consomem para dizer algo sobre si e sobre o mundo que o cerca

Mary Douglas e B. Isherwood. “O mundo dos Bens.”

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Desafios

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Desafios no Relacionamento com os Stakeholders

  • Uma multiplicidade de grupos de interesse

  • Relacionamentos em tempo real e com interesses que variam

  • Confusão nas noções de interno e externo

  • Ambiente econômico, tecnológico e regulatório mais complexo

  • Rejeição ao jornalismo e à publicidade
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Consequentemente, novas exigências

  • Compromisso social – surgimento de novos temas e aumento da importância do papel social das organizações
  • Transparência – novas demandas de informação e de relacionamento
  • Sustentabilidade – compromisso de longo prazo com os três pilares
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Gestão da Comunicação hoje

  • Controle cada vez mais rígido dos orçamentos

  • Necessidade de orientação estratégica

  • Alargamento do campo da comunicação, incluindo novos temas (Sustentabilidade, Diversidade, Assédios...)

  • Necessidade de profissionalização e especialização

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Planejamento de Comunicação

  • Método que organiza os esforços de comunicação de uma empresa

  • Orienta a construção de uma percepção de marca

  • Racionaliza os esforços de relacionamento entre empresas e seus públicos

  • Integra a comunicação nas estratégias da organização

  • Refletir sobre as finalidades ao invés de somente trabalhar os meios

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Planejamento

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Exercício

Um cliente liga pedindo um plano de assessoria de imprensa para o lançamento de um novo produto (podemos inventar um).

  • De que informações vcs precisam?
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Comunicação Corporativa

“Estrategicamente orientada pela gestão da marca e operacionalmente voltada para a otimização de todos os pontos e oportunidades de contato entre a marca e públicos de interesses (aqui incluídos os consumidores), fundando relacionamentos no interior dos quais ocorrerão as vendas.”

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