class: center, middle, title-slide .title[ # Extra - Roteiro Assessoria de Imprensa ] .subtitle[ ## Planejamento de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> # Roteiro Assessoria de Imprensa - Resumido Para eventos específicos: - Qual o objetivo do evento / da divulgação? - Como se alinha aos objetivos estratégicos? - Temas e mensagens que precisam ser ressaltadas? - Há questões técnicas? Como explicá-las melhor? Gráficos, vídeos, especialistas? - Quem são as fontes e os veículos que precisam estar? - Qual o resultado esperado? Documentos: [_position paper_](https://www.who.int/europe/publications/m/item/covid-19-and-breastfeeding---position-paper--8-april-2020-%28produced-by-who-europe%29) (com mensagens-chave e resumo do posicionamento), releases, Q&As e _media-kit_ --- # Preparando o porta-voz Deve-se evitar porta-vozes despreparados: <iframe width="726" height="454" src="https://www.youtube.com/embed/mEoRhm8DkF4" title="Ruth Lemos - Sanduichi-ichi!" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> --- # Preparando o porta-voz Necessário "brifar" o porta-voz, com as seguintes informações: <ol> <li> Quem é o jornalista: </li> <ul> <li> Quais suas posições </li> <li> Como abordou o assunto recentemente </li> <li> Está interessado em que pontos da discussão </li> </ul> <br> <li> Qual e como os assuntos serão abordados:</li> <ul> <li> Resumo </li> <li> Mensagens-chave </li> <li> Posicionamentos oficiais</li> <li> Q&As</li> </ul> <br> <li> Preparação anterior </li> <ul> <li> Entrega de briefing </li> <li> Media training </li> <li> <em>"warm up"</em> </li> </ol>