class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 8 - Estratégia de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2023 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> --- # Os três níveis + **Estratégico**: + ~~Objetivos de comunicação (Primário e secundários)~~ + ~~Expectativas com relação aos públicos~~ + **Eixo conceitual da marca** + Estratégia de Comunicação Integrada + Recursos (abrangência geográfica, período e orçamento) + Fases do plano + **Tático**: + Definição de campanhas e ações + Seleção das ferramentas de comunicação + Planejamento criativo (conceitos e estratégias de criação) + Plano de produção de conteúdo e plano de mídia + Definição de métricas + **Operacional** ??? - Estratégico: refere-se ao planejamento de longo prazo, às linhas mestras que orientarão os esforços de comunicação - Tático: ações de médio e mais curto prazos, reflexão a respeito das ferramentas e meios de comunicação a ser utilizados - Operacional: realização do plano: --- class: middle, inverse, center # Eixo Conceitual --- # Eixo Conceitual + Conceitos são grandes temas inseridos no universo semântico do público e que, ao mesmo tempo, representam os valores da marca + Relembrando Marketing - posicionamento pode ser resumido em: + Missão - é o propósito da empresa existir, o ponto de partida. + Visão - onde a empresa deseja chegar, para onde está direcionada + Valores - ideais, atitudes, comportamentos presentes em todas as relações da empresa + Exemplo: [Carrefour](https://ri.grupocarrefourbrasil.com.br/o-carrefour/missao-visao-e-valores/) ??? Carrefour Visão - Ser líder mundial na Transição Alimentar Missão - Oferecer uma alimentação saudável a preço justo Valores - Crescer juntos, agir com simplicidade, servir com paixão, orgulho de transformar o negócio --- # Eixo Conceitual <br>  ??? O eixo conceitual funciona como um direcionador de todo o planejamento. O planejamento de comunicação é composto por diferentes campanhas e ferramentas. Cada campanha, por sua vez, deve ter o seu conceito criativo, tom de voz, textos, etc... Os conceitos das diversas campanhas e programas estarão integrados através do eixo conceitual. --- # Eixo Conceitual + Conjunto de idéias, valores, conceitos que tornam a marca única. + Pode ser representado em textos ou imagens. + Pode ter outras denominações: + Pilares da marca, lentes de comunicação, associações da marca (AAker, 1997), prisma de identidade da marca (Kapferer, 2008) + [Coca-cola](./imagens/eixo_coca.png) ??? https://issuu.com/zakaz4ik/docs/final_coca_cola_book_low --- class: inverse .center[  ] --- class: inverse, middle, center .center[  ] --- # Exercício + Quais os conceitos se referem à marca Rodrigo? + Lembrem-se: um conjunto que a tornam única... + Qual o universo imagético dessa marca? + Qual o universo semântico?