class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 14 - Ação de comunicação e trabalho final ] .subtitle[ ## Planejamento de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> # Exercício - Ferramentas e métricas 1. Rever as campanhas 1. Detalhar a Campanha 1 + Objetivo + Público-alvo + Descrição da campanha (Detalhar os mecanismos, como cada ferramenta se articula em torno do objetivo - texto corrido) + Detalhamento das ferramentas (objetivo de cada, mensagem principal, cronograma, custo) + Definição de métricas (Campanhas e ferramentas) --- class: center, middle, inverse # Trabalho final --- # Exercício final - Ação de comunicação <small> 1. Planejem uma campanha de lançamento de uma ONG: - Ferramenta principal: assessoria de imprensa (jornalismo) - Escola para imigrantes. - Aproveitando o ensino de futebol para promover inserção (documentação, inglês, aspectos culturais). - Financiamento em conjunto com patrocinadores do Tulsa FC. - Utiliza estrutura ociosa do Tulsa - Lançamento: Em 60 dias - Dentro da Fase 3 do plano 1. Incluir o planejamento de uma ação de assessoria de imprensa - Produzam o que for possível (peças, releases...) - Podem seguir o roteiro do Renato ou o que segue Prazo: 30/11 </small> --- # Roteiro Assessoria de Imprensa - Resumido Para eventos específicos: - Qual o objetivo do evento / da divulgação? - Como se alinha aos objetivos estratégicos? - Temas e mensagens que precisam ser ressaltadas? - Há questões técnicas? Como explicá-las melhor? Gráficos, vídeos, especialistas? - Quem são as fontes e os veículos que precisam estar? - Qual o resultado esperado? Documentos: [_position paper_](https://www.who.int/europe/publications/m/item/covid-19-and-breastfeeding---position-paper--8-april-2020-%28produced-by-who-europe%29) (com mensagens-chave e resumo do posicionamento), releases, Q&As e _media-kit_ --- # Preparando o porta-voz Deve-se evitar porta-vozes despreparados: <iframe width="640" height="454" src="https://www.youtube.com/embed/mEoRhm8DkF4" title="Ruth Lemos - Sanduichi-ichi!" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> --- # Preparando o porta-voz Necessário "brifar" o porta-voz, com as seguintes informações: <ol> <li> Quem é o jornalista: </li> <ul> <li> Quais suas posições </li> <li> Como abordou o assunto recentemente </li> <li> Está interessado em que pontos da discussão </li> </ul> <br> <li> Qual e como os assuntos serão abordados:</li> <ul> <li> Resumo </li> <li> Mensagens-chave </li> <li> Posicionamentos oficiais</li> <li> Q&As</li> </ul> <br> <li> Preparação anterior </li> <ul> <li> Entrega de briefing </li> <li> Media training </li> <li> <em>"warm up"</em> </li> </ol>