class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 13 - Métricas e trabalho final ] .subtitle[ ## Planejamento de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> # Os três níveis + **Estratégico**: + ~~Objetivos de comunicação (Primário e secundários)~~ + ~~Expectativas com relação aos públicos~~ + ~~Eixo conceitual da marca~~ + ~~Estratégia de Comunicação Integrada~~ + ~~Recursos (abrangência geográfica, período e orçamento)~~ + ~~Fases do plano~~ + **Tático**: + ~~Definição de campanhas e ações~~ + ~~Seleção das ferramentas de comunicação~~ + ~~Planejamento criativo (conceitos e estratégias de criação)~~ + ~~Plano de produção de conteúdo e plano de mídia~~ + Definição de métricas --- # Mensuração de resultados + Todo objetivo pode e deve ser medido + O objetivo é que determina a métrica + Planejamento é cíclico. Logo, a mensuração é, ao mesmo tempo, final e início. + A métrica tem que ser determinada no planejamento + Definição de indicadores e metodologias de análise + Definir formas de coleta + indicadores --- class: inverse # Distribuição dos objetivos .center[  ] --- # Indicadores de desempenho + Podem ser: + Imagem + Financeiros + Orçamentários + Auxiliam na integração da gestão e no controle --- class: inverse # Painel de controle <br> .center[  ] --- # Exercício - Ferramentas e métricas 1. Rever as campanhas 1. Detalhar a Campanha 1 + Objetivo + Público-alvo + Descrição da campanha (Detalhar os mecanismos, como cada ferramenta se articula em torno do objetivo - texto corrido) + Detalhamento das ferramentas (objetivo de cada, mensagem principal, cronograma, custo) + Definição de métricas (Campanhas e ferramentas) --- class: center, middle, inverse # Trabalho final --- # Exercício final - Ação de comunicação <small> 1. Corrijam todos os itens do plano até aqui e apresentem um documento único. 1. Planejem uma campanha de lançamento de uma ONG: - Ferramenta principal: assessoria de imprensa (jornalismo) - Escola para imigrantes. - Aproveitando o ensino de futebol para promover inserção (documentação, inglês, aspectos culturais). - Financiamento em conjunto com patrocinadores do Tulsa FC. - Utiliza estrutura ociosa do Tulsa - Lançamento: Em 60 dias - Dentro da Fase 3 do plano 1. Incluir o planejamento de uma ação de assessoria de imprensa - Produzam o que for possível (peças, releases...) - Podem seguir o roteiro do Renato ou o que segue </small> .center[ Prazo: 11/12 ] </small>