class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 12 - Ferramentas ] .subtitle[ ## Planejamento de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2023 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> # Os três níveis + **Estratégico**: + ~~Objetivos de comunicação (Primário e secundários)~~ + ~~Expectativas com relação aos públicos~~ + ~~Eixo conceitual da marca~~ + ~~Estratégia de Comunicação Integrada~~ + ~~Recursos (abrangência geográfica, período e orçamento)~~ + ~~Fases do plano~~ + **Tático**: + ~~Definição de campanhas e ações~~ + Seleção das ferramentas de comunicação + Planejamento criativo (conceitos e estratégias de criação) + Plano de produção de conteúdo e plano de mídia + Definição de métricas + **Operacional** --- # Campanhas de comunicação + Conjunto de ferramentas e ações de comunicação organizados em torno de um objetivo + Organização dos esforços e dos recursos + Tempo determinado + Públicos, ferramentas e ações específicas --- class: inverse, middle, center .center[  ] --- class: inverse, middle, center .center[  ] ??? O que une são os objetivos !! Objetivo secundário pautado pelo principal Objetivos das fases, pelos secundários Objetivos das campanhas, pelos objetivos das fases As ferramentas e ações, pelos objetivos das campanhas A criação, pelas funções e objetivos das ferramentas... --- # Organização das ferramentas + Depende dos pontos de contato possíveis com os públicos + Orientados pelos objetivos da campanha + Limitados por tempo e orçamento + O que não significa que têm que ser ruins e óbvios por serem baratos --- # Ferramentas .pull-left[ + Assessoria de Imprensa + Releases, coletivas, exclusivas.. + Patrocínio + Publicações + Revistas + Newsleters + Promoção + Product Placement + Jornal Mural + Intranet ] .pull-right[ + Comunicação Digital / Mobile + Anúncios + Criação de conteúdo digital + Eventos Técnicos / Feiras + Ações de Relacionamento + Mídia Exterior (OOH) ou Interior (_indoor_) + Advergame + Audiovisual + Vídeos corporativos + Spots de TV... ] --- class: middle, center, inverse  --- class: middle, center, inverse  --- class: middle, center, inverse  --- class: middle, center, inverse  --- class: middle, center, inverse  --- class: middle, center, inverse  --- # Briefing + Resumo do contexto no qual uma campanha, ferramenta ou ação de comunicação se insere + Dá uma visão dos problemas, limites, oportunidades e recursos disponíveis + Tradução das necessidades de comunicação de uma organização em determinado momento --- # Elementos de um briefing + Posicionamento do produto/ serviço/ marca no mercado e áreas de atuação + Público-alvo e pontos de contato + Objetivos de comunicação + Histórico da comunicação + Pesquisas e métricas anteriores + Sugestão de verba + Sistemas de avaliação + Limitações técnicas + Estratégias já definidas (comunicação, criação, etc.) + Cronograma OBS: modelo resumido no Canvas --- # Plano de Mídia + Apenas para quando usamos veículos de comunicação de massa – publicidade. + Os veículos possuem modelos próprios encaminhados para as agência, responsáveis pela sua elaboração e envio para o veículo junto com as peças. + O plano de mídia deve vir junto com a defesa dos meios e veículos selecionados e o retorno em termos de impacto da mensagem no público. --- # Plano de Mídia  --- # Exercício 1. Rever as campanhas 1. Detalhar a Campanha 1 + Objetivo + Público-alvo + Descrição da campanha (Detalhar os mecanismos, como cada ferramenta se articula em torno do objetivo - texto corrido) + Detalhamento das ferramentas (objetivo de cada, mensagem principal, cronograma, custo, métricas)