class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 10 - Campanhas ] .subtitle[ ## Planejamento de Comunicação ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2023 ] --- <style type="text/css"> .ali_dir { text-align: right; } </style> # Os três níveis + **Estratégico**: + ~~Objetivos de comunicação (Primário e secundários)~~ + ~~Expectativas com relação aos públicos~~ + ~~Eixo conceitual da marca~~ + ~~Estratégia de Comunicação Integrada~~ + ~~Recursos (abrangência geográfica, período e orçamento)~~ + ~~Fases do plano~~ + **Tático**: + Definição de campanhas e ações + Seleção das ferramentas de comunicação + Planejamento criativo (conceitos e estratégias de criação) + Plano de produção de conteúdo e plano de mídia + Definição de métricas + **Operacional** --- class: inverse, middle, center # Campanhas --- # Campanhas de comunicação + Conjunto de ferramentas e ações de comunicação organizados em torno de um objetivo + Organização dos esforços e dos recursos + Tempo determinado + Públicos, ferramentas e ações específicas + Lembrar do Composto Integrado de Marketing, ou Marketing Integrado --- # Elementos de uma campanha + Objetivo de comunicação + Público-alvo + Tempo + Ferramentas de comunicação + Outros recursos (Verba / Infra) + Briefing criativo (se houver uma direção criativa..) + Mensuração (indicadores e ferramentas de coleta) --- # Exemplo: lançamento de Endgame .center[  ] Objetivo? --- # Campanha Endgame + Objetivo: + Principal: Mostrar o filme como o ponto alto da saga, que teve início no Homem de Ferro, e uniu 21 longas + Secundários: + Retomar a campanha do Infinity War, lançado no décimo aniversário do MCU + Aumentar o público que acompanha o MCU + Público-alvo: “We’ve grown beyond our target audience of traditional fanboys; now it’s millennials, it’s teens, it’s multicultural and families." + Tempo: - 5 meses (início em dez de 2018, lançamento em abril de 2019) ??? - Marvel spent $1 billion (£767.8 million) on producing both Avengers: Infinity War and Endgame. - That’s the biggest promotional campaign in Marvel Studio’s history, according to Deadline, beating Avengers: Infinity War (at \$150 million), Spider-Man: Homecoming (\$140 million) and Guardians of the Galaxy Vol 2 ($80 million). - “We’ve grown beyond our target audience of traditional fanboys; now it’s millennials, it’s teens, it’s multicultural and families. We look for partnerships that honour and celebrate in each of these.” - branding de GEICO, Coca-Cola, OPPO, Google, Hertz, Audi, and Stand Up to Cancer, to name a few. - https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-news/avengers-endgame-how-marketing-sold-finale-a-neverending-series-1204689/ --- # Campanha Endgame <small> Ferramentas: + Trailers (3) + Sites de redes sociais + Perfis em FB, Instagram, Twitter e Youtube (da Marvel, do filme e dos atores) + Materiais de divulgação para os fãs + Anúncios TV americana (SuperBowl, inclusive) + [Promoção com outras marcas](https://hashtagpaid.com/banknotes/marvels-approach-to-marketing-then-and-now) (Audi, Coca-Cola, Google, General Mills, Geico, Hertz , Ziploc, dentre outras) + Assessoria de imprensa (Entrevistas com atores e diretores, evento de pré-lançamento) Orçamento: US$ 200 milhões - o maior até o momento Cronograma e indicadores? --- class: inverse # Campanha Endgame <br> .center[  ] --- class: inverse # Campanha Endgame .center[  ] --- class: inverse # Campanha Endgame <br><br><br> .center[  ] --- class: inverse # Campanha Endgame .center[  ] --- class: inverse # Campanha Endgame .center[  ] --- class: inverse # Campanha Endgame .center[ ] --- class: inverse # Campanha Endgame  --- # Campanha Endgame + Resultados: + Trailer mais assistido até então ([289 milhões de views em 24h](https://deadline.com/2018/12/avengers-endgame-is-biggest-trailer-launch-in-history-1202516623/)) + [Recorde de vendas antecipadas](https://deadline.com/2019/04/avengers-endgame-presales-record-atom-fandango-amc-website-crash-1202586799/) + Recorde de bilheteria de lançamento ([Mais de US$ 1,2 bilhão internacionalmente, mais de US$ 350 milhões nos EUA](https://deadline.com/2019/04/avengers-endgame-opening-weekend-record-global-china-international-box-office-1202601752/)) + Maior bilheteria da história, passando Titanic </small> ??? - Marvel spent $1 billion (£767.8 million) on producing both Avengers: Infinity War and Endgame. - That’s the biggest promotional campaign in Marvel Studio’s history, according to Deadline, beating Avengers: Infinity War (at \$150 million), Spider-Man: Homecoming (\$140 million) and Guardians of the Galaxy Vol 2 ($80 million). - “We’ve grown beyond our target audience of traditional fanboys; now it’s millennials, it’s teens, it’s multicultural and families. We look for partnerships that honour and celebrate in each of these.” - branding de GEICO, Coca-Cola, OPPO, Google, Hertz, Audi, and Stand Up to Cancer, to name a few. - https://www.hollywoodreporter.com/movies/movie-news/avengers-endgame-how-marketing-sold-finale-a-neverending-series-1204689/ --- # A lógica dos objetivos  --- class: inverse, center, middle # Exercício --- #Exercício 1. Elaborar duas campanhas para a primeira fase + Público-alvo + Objetivo da campanha + Tempo: + Ferramentas: + Orçamento: + Formas de mensurar resultados