class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 5 - Comunicação Interna e Crises ] .subtitle[ ## Gestão de Crises ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- # Tomada de decisão em crises - Como determinar a estratégia? - Analisando o grau de aceitação de responsabilidade - E o grau de responsabilização por parte dos públicos --- class: inverse, middle, center # Comunicação Interna --- # Relembrando: Comunicação Interna Comunicação que tem por objetivo o relacionamento com os públicos internos (funcionário, colaborador, terceirizados, ...). Empresas são, essencialmente, funcionários + São a face pública das organizações + São porta-vozes com mais credibilidade do que os dirigentes (Edelman, 2016) Por isso, devem, idealmente, refletir o posicionamento, a marca, os valores da organização --- # Relembrando: Comunicação Interna + O reposicionamento da comunicação interna + Necessidade de funcionários com ampla visão de marca + Sai do RH e vai para a Comunicação + Comunicação com públicos internos e difusão de valores estratégicos + Apresentação e discussão de valores e estratégia + Ferramenta fundamental para a criação de uma cultura organizacional + Aumento da produtividade e da satisfação dos funcionários --- # Comunicação Interna e Crises + Funioncário é sempre o primeiro a ser questionado + porta-voz involuntário + Ambiente interno é afetado imediatamente + Efeitos em qualidade e produtividade + “Sujeito da produção” + Paralisia da crise + Rádio-peão --- # Comunicação Interna e Crises Duas frentes de gestão na crise: + Gestão com o apoio dos funcionários + Trazer os funcionários para o processo de gestão de crise + ex: Johnson & Johnson (Tylenol) + Crises com impacto direto no público interno + Demissões + Mudanças de estrutura + Mudanças de cultura + ex: Datacamp Independentemente, precisam ser priorizados na estratégia de crises --- class: inverse, middle, center ![](./imagens/odebrecht.png) --- # Comunicação Interna no cotidiano + Uso de múltiplos canais de comunicação para alcançar todos os funcionários. + Identificar grupos específicos dentro dos funcionários para comunicações direcionadas. + Selecionar canais de comunicação adequados ao tipo de mensagem e ao público-alvo. + Personalização da mensagem aumenta a eficácia da comunicação. + Mensagens claras e consistentes evitam a disseminação de boatos. --- # Comunicação Interna e Crises Antes das crises: + Cultivar uma cultura organizacional que priorize comunicação e transparência. + Treinamentos regulares sobre ética, segurança e políticas da empresa. + Engajamento dos funcionários na missão e nos valores corporativos. + Monitorar o ambiente interno e externo para identificar sinais de potenciais crises. + Analisar feedback dos funcionários para detectar áreas de melhoria. + Implementação de ações preventivas com base nas análises e feedbacks. --- # Comunicação Interna e Crises Depois das crises: + Aprender com cada crise para melhorar os processos e estratégias de comunicação. + Atualização constante dos planos de comunicação interna e de gestão de crises. + Encorajar uma mentalidade de melhoria contínua em toda a organização.