class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 4 - Imprensa e Crises ] .subtitle[ ## Gestão de Crises ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- # Última aula - Como determinar a estratégia? - Analisando o grau de aceitação de responsabilidade - E o grau de responsabilização por parte dos públicos --- # Relembrando: Jornal e Jornalismo - Jornal é um produto - Processo de produção industrial – “O ciclo da notícia” - Posicionamento - Jornal é um produto em crise - competição com novas mídias e formatos – sobretudo no campo da publicidade - busca novas formas de relação com conteúdo para manter leitores --- # Relembrando: Jornal produto - As expectativas do leitor devem ser atendidas. - O veículo tem espaço limitado - Necessita de conteúdo inédito. - As pautas são definidas em reuniões com repórteres e editores. - Redações cada vez mais enxutas, o que resulta em pressa e falta de tempo para apuração. --- # Crise e jornalismo - A forma como os jornalistas percebem as empresas influencia diretamente na maneira como as reportagens são escritas - É fundamental manter um bom relacionamento com os jornalistas <br> .center[ <video controls> <source src="./imagens/crise_supervia.mp4" type="video/mp4"> </video> ] --- # Crise e jornalistas - É importante entender os ciclos de notícias – se tornaram curtos com a internet - Veículos de imprensa vão exigir atualização constante – não podem ficar sem informação - Não entendem, necessariamente, dos pormenores do que está sendo discutido – necessidade de tradução - Desconfiam dos discursos da empresa – vão buscar outros pontos de vista - São menos agressivos se a empresa adiantar as questões, ao invés de tentar escondê-las - Não existe off... --- class: inverse, middle, center <video controls height ="80%"> <source src="./imagens/editorial_globo.mp4" type="video/mp4"> </video>