class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 8 - Jornalismo Audiovisual ] .subtitle[ ## Introdução ao Jornalismo ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2025 ] --- # Jornalismo Audiovisual .pull-left[ + Combina elementos visuais (vídeo, gráficos) e sonoros (narração, entrevistas, trilha) + Remete a uma tradição que vem desde o telejornalismo clássico na TV até os formatos multimídia atuais na internet. + Tem início no Brasil em 1953, com o Repórter Esso (TV Tupi) + Com o avanço tecnológico e a convergência digital, o jornalismo audiovisual expandiu-se para sites, redes sociais e dispositivos móveis ] .pull-right[  ] ??? Mídias antes separadas – TV, rádio e imprensa escrita agora convergem em múltiplas telas e formatos. hibridização de conteúdo, em que plataformas distintas convergem, alterando completamente a forma como o espectador interage com as notícias. Isso significa que um mesmo conteúdo jornalístico pode ser distribuído na televisão, no YouTube, em podcasts e em redes sociais, adaptando-se às linguagens de cada suporte. Estudar produção audiovisual jornalística hoje envolve entender não apenas técnicas narrativas tradicionais, mas também como adaptar a narrativa informativa a formatos emergentes, mantendo os princípios de apuração e veracidade. --- # Documentário Jornalístico + O documentário jornalístico é uma produção mais extensa e aprofundada, próxima do formato de um filme não-ficcional, em que o jornalista adota técnicas do cinema documental para narrar uma história factual com maior riqueza de detalhes + Explora abordagens visuais criativas e narrativas personalizadas + Permite uma linguagem mais autoral e experimental, embora ainda esteja fundamentado em apuração e fatos reais. + Diferencia-se pela profundidade, pela narrativa mais elaborada e frequentemente por um olhar crítico ou reflexivo, enquanto a reportagem diária foca em informar rapidamente sobre um fato novo. ??? Assim como qualquer reportagem em qualquer outra mídia, os documentários não estão livres de um olhar enviesado. Untouchable, Made in America e Uma Verdade Inconveniente, todos carregam um pouco da ideologia de seus realizadores os documentários seguem à risca quase todos os requisitos de uma boa reportagem: linha narrativa, entrevistados que fortaleçam os argumentos apresentados e uma história cativante o bastante para atrair público e investidores - coincidentemente, características necessárias em qualquer produção cinematográfica. Embora a Academia premie o melhor do entretenimento, a categoria de Melhor Documentário apresenta, anualmente, os grandes trabalhos jornalísticos no audiovisual, seja uma reportagem sobre um alpinista ou o retrato da situação política de uma nação. --- class: inverse # Morri na Maré (2014) <iframe width="1056" height="394" src="https://www.youtube.com/embed/ndnPvr2dUJM" title="Morri na Maré" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> ??? apresentar trechos desses documentários pode ilustrar aos alunos a diferença de linguagem e profundidade em relação a uma reportagem de TV convencional. Observar elementos como a introdução marcante, a construção dos personagens e o uso de imagens de arquivo ou música nos documentários ajuda a entender a narrativa na prática. --- class: inverse # The Queen of Basketball (2022) <iframe width="911" height="394" src="https://www.youtube.com/embed/vPFkcoTfr7g" title="The Queen of Basketball | A 2022 Oscar-Winning Op-Doc" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> ??? The Queen of Basketball é um documentário em curta-metragem estadunidense de 2021 de Ben Proudfoot sobre a lenda do basquete Lusia Harris. Estreou no Festival de Cinema de Tribeca em 10 de junho de 2021 e ganhou o Oscar de melhor documentário de curta-metragem. Queen of Basketball is an electrifying portrait of Lucy Harris, who scored the first basket in women's Olympic history and was the first and only woman officially drafted into the N.B.A. Harris has remained largely unknown - until now. --- # Podcasting no Jornalismo + Podcast é essencialmente um programa de áudio distribuído online, que o ouvinte pode escutar sob demanda (quando e onde quiser), diferentemente do rádio tradicional de transmissão linear. + O termo deriva de iPod + broadcast e descreve esse formato desde meados dos anos 2000 + Tem na base o sistema RSS (Really Simple Syndication), que permite a distribuição automática de episódios para assinantes. .footnote[ Referências: [Podcasts narrativos de não ficção: um olhar sobre a produção brasileira](https://www.revistaeic.eu/index.php/raeic/article/view/554) [Herschmann, M. e Kischinhevsky M. (2008). A geração podcasting e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento.](https://www.redalyc.org/pdf/4955/495550193015.pdf) ] --- class: inverse # Serial (2014) <iframe width="1056" height="394" src="https://www.youtube.com/embed/nMSxiHuDa00?list=PLYApml9ZfRZ4aap6-vl9-hSHjcXUU4FK-" title="Serial | Season 01, Episode 01 | The Alibi" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> --- class: inverse # O Caso Evandro (2018) <iframe width="1140" height="394" src="https://www.youtube.com/embed/goXVa-GQ8lA" title="O Caso Evandro [Trailer]" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe> .footnote[ Referências: [Projeto Humanos - Caso Evandro](https://www.projetohumanos.com.br/temporada/o-caso-evandro/) ] ??? O Caso Evandro refere-se ao desaparecimento e assassinato de Evandro Ramos Caetano, um menino de seis anos, que ocorreu em Guaratuba, no Paraná, em 1992. Inicialmente, sete pessoas foram acusadas e quatro condenadas por um suposto ritual de magia negra, mas as condenações foram posteriormente anuladas após alegações de tortura e falta de provas irrefutáveis --- class: inverse # Praia dos Ossos (2020) <iframe style="border-radius:12px" src="https://open.spotify.com/embed/episode/0w57qppetqRZ74PgEXG5J4?utm_source=generator" width="100%" height="394" frameBorder="0" allowfullscreen="" allow="autoplay; clipboard-write; encrypted-media; fullscreen; picture-in-picture" loading="lazy"></iframe> .footnote[ Referências: [Praia dos Ossos](https://radionovelo.com.br/originais/praiadosossos/o-crime-da-praia-dos-ossos/) ] ??? em 8 episódios, investiga um caso verídico de 1976 (o assassinato da socialite Ângela Diniz por Doca Street), reconstituindo não só os fatos, mas todo o contexto social e as repercussões feministas do crime. Com roteiro de Flora Thomson-Deveaux e apresentação de Branca Vianna, o podcast emprega narração em primeira pessoa, leitura de documentos da época, trilha tensa e entrevistas exclusivas, criando uma experiência imersiva que foi amplamente aclamada. --- # Tipos de Podcast + **Noticiário diário**: podcasts curtos publicados diariamente com resumo e análise das notícias do dia. Ex.: Café da Manhã (Folha de S.Paulo/Spotify), O Assunto (G1) e Petit Journal. + **Podcast de entrevista ou talk show**: foca em conversas informais com um ou mais convidados, explorando um tema em profundidade. Pode ser periódico (semanal, quinzenal). Ex.: Roda Viva Podcast (adaptação do programa de TV), + **Narrativo investigativo** (podcast documental): séries em áudio que contam uma história real ao longo de vários episódios, utilizando narrativa seriada com ganchos e _cliffhangers_. + **Híbridos**: misturam elementos de diferentes formatos, como entrevistas e narrativas. Ex.: Xadrez Verbal e Rádio Escafandro ??? --- # O profissional de jornalismo Além das habilidades tradicionais de pesquisa, apuração e escrita, este momento exige do jornalista uma série de competências específicas: <small> + **Capacidade de planejamento**: mesmo em formatos de entrevista, é fundamental ter um roteiro. + Definir o objetivo de cada episódio, os tópicos a cobrir e a sequência ajuda a dar coesão. + Além disso, o roteiro inclui as falas do narrador e trechos de áudio planejados. + **Domínio de técnicas de captação**: ainda que a história seja muito boa, sem manterial de qualidade a narrativa não se sustenta. + Isso inclui saber como gravar entrevistas, captar sons ambientes e editar o material para criar uma narrativa fluida. + **Edição e montagem**: é na pós-produção que docs e podcasts ganham ritmo. + É comum cortar silêncios excessivos, vícios de linguagem (“ééé”, “né”) e trechos redundantes. + Na edição se inserem vinhetas, trilhas sonoras e efeitos conforme necessário. + Uma boa montagem combina esses elementos de modo fluido, guiando o ouvinte pela história. --- # Jornalismo e Redes Sociais + Parte significativa dessa produção é hoje feita para redes sociais, como Instagram, TikTok e Facebook. + Parte importante da primeira leitura de uma notícia é feita nas redes sociais, sobretudo por jovens em dispositivos móveis. + Esses formatos exigem adaptações específicas, como vídeos curtos, na vertical, com legendas e elementos visuais impactantes. + Isso aumenta o alcance, mas aumenta os desafios para as empresas + A monetização dos conteúdos se torna mais difícil + Pode levar a uma superficialidade na cobertura, priorizando cliques em detrimento da profundidade da informação. + Exemplos: + https://www.instagram.com/nowthis/ + https://www.tiktok.com/@washingtonpost + https://www.instagram.com/nexojornal/ ??? + _ NowThis_ + 89 milhões de leitores/seguidores + 74% de penetração na geração Z e millennials + Impacta 80% de todos os usuários de TikTok + Integraçào dos conteúdos de Spotify, Meta, TikTok e Snapchat