class: center, middle, title-slide .title[ # Aula 1 - Introdução ] .subtitle[ ## Introdução ao Jornalismo ] .author[ ### Leonardo Mancini ] .date[ ### 2024 ] --- class: inverse, middle, center # O que é jornalismo? --- # O que é jornalismo? O jornalismo é uma atividade profissional que consiste na investigação, apuração, produção e divulgação de informações de interesse público, com o objetivo de informar a sociedade sobre acontecimentos relevantes. Prática de produção de conteúdo orientada por um conjunto específico de valores: + Regras, rotinas e procedimentos institucionalizados a partir desses valores + Verdade, Objetividade, Autonomia e independência, Imediatismo, Ética, Interesse público --- class: inverse, middle, center # Por que existe jornalismo? --- # Por que existe jornalismo? Jornalismo exite para ajudar os membros de uma comunidade a tomar boas decisões + Clima + Saúde + Esportes + Entretenimento + Política --- # Por que existe jornalismo? Há pessoas pagas para que escrevam histórias sobre o cotidiano há pelo menos 250 anos. - Actas diurnas, império romano, e os Tibao, provavelmente do século III, são exemplos de narrativa administrativa. - Gutemberg inventa a prensa móvel no século XV. - Nos século XVI e XVII, surgem os primeiros jornais impressos na Alemanha e Paises Baixos. - A partir do século XVII, começam a revolução científica, a revolução industrial e, principalmente, o liberalismo político ??? “People have been paid to write true stories about current events and to publish them on a regular basis only for about 250 years, and, in many places, for more like 150 years.’ We also know, however, that China had official information sheets (tipao) centuries before the years of democratizing revolution in Europe and America, spawning unofficial rivals of sufficient enterprise that the Sung dynasty (960–1279) felt it necessary to suppress them.” A Very Short Introduction Ian Hargreaves --- # Liberalismo Político - Ideologia que enfatiza a liberdade individual, os direitos civis e políticos, e a igualdade perante a lei. - Contraponto às monarquias abolutistas e à centralização do poder. - Princípios Fundamentais: - Liberdade de expressão e de pensamento - Estado de Direito e separação de poderes - Respeito à propriedade privada - Democracia representativa ??? - **Eventos Históricos Relevantes:** - Revolução Americana - Revolução Francesa Esses movimentos foram cruciais para a disseminação dos ideais liberais e para a criação de Estados modernos baseados em constituições escritas. - **Impacto na Estrutura Política:** O liberalismo impulsionou a criação de sistemas democráticos, onde o poder é limitado e distribuído, garantindo direitos individuais e coletivos. --- # Democracia e a fiscalização do poder > “A basic idea that people, exercising reason, are best equipped to govern themselves, to make sense of the competing “truths” in the marketplace of ideas, and the related conclusion that government power must be harnessed in the service of the people, not the other way around.” - Stephanie Craft (2016) - A democracia representativa e as assimetrias de informação - Fontes de informação de baixo custo cognitivo - Função de fiscalização do poder - Accountability ??? + Jornalismo contribui para estabilização e aprofundamento da democracia + Pauta a agenda pública > _“Jornalismo como prática é apenas concebível no contexto da democracia: de fato, jornalismo pode ser com vantagem entendido como outro nome para democracia” - James Carey (1995)_ --- # Negócios de jornalismo + Jornal é produto e negócio + Tem posicionamento e linhas editoriais + Concentra distribuição e conteúdo + Modelo de negócios baseado em publicidade - extremamente lucrativo até o início dos anos 2000 + Jornalismo é uma expressão do poder político + "Quarto poder" + "Olhos e ouvidos da sociedade" + Moldam a agenda pública / disputam espaço com governos e partidos políticos > "“When the time does arrive, and the man and the money are both forthcoming, **government by journalism** will no longer be a somewhat hyperbolic phrase, but a solid fact.” (W.T. Stead, 1886, in. Hargreaves, 2013) ??? “This early techno-utopianism foreshadowed in the 20th century not only the dramatic growth of mass markets for newspapers, but also the rise of professional public relations, ambitious programmes of government propaganda, and the emergence of a range of electronic media. Stead’s hubris was in tune with an era when newspapers were launched not with soberly descriptive titles such as The Times, The Gazette, and The Record, but ablaze with popular aspiration: the Mirror, the Sun, the Comet, and the Star. Most of Britain’s great popular newspapers of today were born in the final years of Queen Victoria’s reign or just afterwards: the Daily Mail (1896), the Daily Express (1900), and the Daily Mirror (1903).” Journalism: A Very Short Introduction Ian Hargreaves --- # Crises das empresas jornalísticas + Fim do monopólio da exposição pública + Discussão sobre capacidade de escolha e de credibilidade + Coloca em discussão o local da verdade - Social Media bias e fake news + Mudança no consumo de notícias: do impresso para o digital. + Pacote de conteúdos que, hoje, podem ser encontrados em outros lugares + Rediscussão do modelo de negócios + Insuficiência do “Jornalismo Industrial” + O que não coloca em questão a sua importância e necessidade + Accountability e formação dos públicos + Jornalismo não deve acabar como prática, mas os negócios atuais, da forma como existem, sim. --- # Um novo profissional de jornalismo Novas formatos demandam novas competências + O papel do jornalismo de dados e da inteligência artificial. + Surgimento de novos formatos: podcasts, newsletters, vídeos curtos. + Jornalismo independente e financiado por assinaturas. Ao mesmo tempo, há o surgimento de outras possibilidades de atuação profissional + Comunicação Corporativa e assesssoria de imprensa + Produção de conteúdo multiplataforma + Marketing de conteúdo / Branded Content